Os programas Agroamigo e Pronaf B e sua importância para o desenvolvimento rural do Nordeste do Brasil Verônica Sousa Ferreira Lima José de Jesus Sousa Lemos Resumo Este estudo tem como objetivo mostrar a importância do microcrédito rural, bem como aferir sua evolução.
A metodologia utilizada nesta pesquisa foi do tipo exploratório e descritivo, tendo como fonte de pesquisa: livros, artigos, periódicos, anais, relatórios, teses e dissertações e, sobretudo, bancos de dados oficiais. Concluiu se que, em geral, os programas: Pronaf e Agroamigo, vem apresentando crescimento tanto no número de contratos quanto no montante de crédito.
Entretanto, para que o acesso ao crédito atinja todos os agricultores familiares do Estado é importante que os programas se mantenham em ritmo de crescimento, para que, assim a implantação de um não substitua a ação do outro, mas preencha as lacunas deixadas pelo mesmo.
Apesar dos programas Agroamigo e Pronaf terem ampliado o acesso ao crédito aos produtores de baixa renda no Estado, é necessário realizar maiores investimentos em assistência técnica e crédito orientado de forma efetiva e eficaz, a fim de aumentar a produtividade e obter melhores resultados na produção agropecuária.
Os resultados deste estudo apenas ajudam a entender a importância do microcrédito para o desenvolvimento rural, destacando que, além de seu fundamental papel social na mitigação do êxodo rural e da desigualdade social do campo e das cidades, contribui, também, a geração de emprego e renda. Palavras-chaves: Microcrédito. Pronaf. Agroamigo. Desenvolvimento Rural.
1 Comentário
Olá, Isto é um comentário.
Para excluir um comentário, faça o login e veja os comentários de posts. Lá você terá a opção de editá-los ou excluí-los.