MARINA DE FÁTIMA SALES OLIVEIRA
RESUMO
Esta pesquisa avalia os impactos da educação na produtividade do trabalho e no desenvolvimento econômico do estado do Ceará. Utiliza como base a Teoria do Capital Humano, a qual estabelece que a qualificação da força de trabalho é fundamental para o desenvolvimento de um País, região ou estado. Para aferir a relação causa efeito da educação sobre a formação da produtividade do trabalho do Ceará e dos seus 184 municípios, a pesquisa utiliza dados do Censo Demográfico de 2010 e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2013. Os procedimentos metodológicos adotados para medir estes impactos estão divididos em duas etapas. Na primeira parte, o estudo buscou hierarquizar em ordem decrescente todos os municípios do estado do Ceará em termos da produtividade do trabalho, entendida como a relação entre o PIB agregado de cada município e a população de 25 anos ou mais de idade. Nessa etapa foram identificados os municípios com maior e menor produtividade. Depois de hierarquizados pelas respectivas produtividades do trabalho, os municípios do estado do Ceará foram agrupados em quartis (25%). Nos primeiro 25% estavam aqueles com maiores produtividades do trabalho e assim por diante, de tal maneira que no último quartil constaram os 25% de menores produtividades do trabalho. Na segunda etapa utilizam-se as seguintes variáveis explicativas para analisar a relação entre o nível de escolaridade e produtividade: percentagem da população de 25 anos ou mais de idade que não concluiu o nível elementar (ELEM) e a percentagem da população do município que tinha cursado o nível médio completo, superior incompleto e superior completo (MEDSUP). Em seguida, procedem-se as análises de regressão para os 184 municípios do estado do Ceará, e posteriormente nos quatro quartis. Por último comparou-se a magnitude desses impactos entre o quartil constituído dos 25% de maior produtividade em relação ao quartil constituído com os 25% de menor produtividade. A hipótese associada à variável ELEM é que uma variação negativa nesse fator gera um impacto positivo na produtividade do trabalho. Enquanto uma variação positiva na variável MEDSUP induzirá um impacto positivo na mesma. Dessa forma os resultados da pesquisa comprovaram as hipóteses, tornando-se uma contribuição importante para a Teoria do Capital Humano e para a formulação de políticas públicas para o Ceará.
Palavras-chave: Educação, Produtividade do Trabalho, Teoria do Capital Humano, Ceará, Desenvolvimento Econômico.
ABSTRACT
This research evaluates the impact of education on labor productivity and economic development of the state of Ceará. Uses based on the Theory of Human Capital, which states that the qualification of the workforce is critical to the development of a country, region or state. To assess the relationship cause effect of education on the formation of Ceará labor productivity and its 184 municipalities, the research uses Census data 2010 and the National Survey by Household Sampling (PNAD) of 2013. The methodological procedures adopted to measure these impacts are divided into two stages. In the first part, the study sought to rank in descending order all municipalities of Ceará state in terms of labor productivity, defined as the ratio of the aggregate GDP of each municipality and the population 25 years of age or older. At this stage the municipalities with higher and lower productivity were identified. After prioritized by the respective labor productivity, the municipalities of Ceará state were grouped into quartiles (25%). In the first 25% were those with higher productivity of work and so forth, so that the last quartile consisted of 25% less labor productivity. In the second stage are used the following explanatory variables for analyzing the relationship between the level of education and productivity: percentage of the population 25 years or older who have not completed the elementary level (ELEM) and the percentage of the local population who had attended the full mid-level and higher incomplete higher full (MedSup). Then proceed up the regression analyzes for 184 municipalities in the state of Ceará, and later in the four quartiles. Finally compared the magnitude of these impacts between quartile consists of 25% higher productivity compared to quartile made with 25% lower productivity. The hypothesis associated with ELEM variable is a negative variation in this factor generates a positive impact on labor productivity. While a positive change in MedSup variable induce a positive impact on it. Thus the survey results confirmed the hypotheses, becoming an important contribution to the Theory of Human Capital and the formulation of public policies for the Ceará.
Keywords : Education, Labor Productivity, Theory of Human Capital, Ceará, Economic Development.