DURANS – LIVRO A-REALIDADE-DA-MANDIOCA-NO-MAPrefácio
A mandioca faz parte da história do Brasil e do Maranhão desde os primeiros registros dos portugueses, que aqui já a encontraram sendo cultivada pelos nossos primeiros habitantes. Dela tudo se aproveita, da raiz às folhas e hastes, sendo um alimento rico em nutrientes e muito comum na mesa dos maranhenses, principalmente através da farinha.
Pensando em fortalecer a produção de mandioca no estado, o governo Flávio Dino colocou esta cadeia produtiva entre as 10 cadeias prioritárias do Programa Mais Produção, voltado para o aumento da produção agropecuária e valorização dos produtos locais.
Também por isso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca – Sagrima está apoiando a publicação deste livro, A Realidade da Mandioca no Maranhão que constitui um resgate de informações técnicas a respeito da cultura da mandioca, quanto às cultivares tradicionais ainda inseridas no sistema de produção atual e quanto às características da sua cadeia produtiva, com base na realidade da produção, do processamento e comercialização, realizada pelos agricultores familiares que a utilizam como fonte de alimentos e de geração de renda.
Também proporciona reflexões técnicas para subsidiar um planejamento de ações mediante a listagem das principais prioridades indispensáveis para o êxito da produção de mandioca em nosso estado, desde que, tais prioridades sejam trabalhadas de forma integrada, sem negligenciar qualquer que seja. Trata-se de uma obra que vai, em muito, contribuir para o setor, disponibilizando dados que servirão de base para políticas públicas e privadas ligadas à mandiocultura não somente no estado do Maranhão, como também no âmbito do MATOPIBA.
Com esse conhecimento e a parceria do Governo do Estado com os municípios, com instituições de ensino, pesquisa e fomento, que pretendemos aumentar a nossa produção de mandioca e, assim, proporcionar mais renda e dignidade aos milhares de agricultores que vivem dessa cultura tão importante para a nossa história e para a nossa identidade.
Márcio José Honaiser
Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca – SAGRIMA.